BLOG

PILATES TERAPÊUTICO POSSIBILITA REABILITAÇÃO E PREVENÇÃO DE PATOLOGIAS

11 de Abril de 2018

 Por Michelle Veiga


O pilates ficou famoso nos últimos anos por conta da adesão cada vez maior de praticantes de exercícios físicos, já que, assim como os treinos em academias, ele também pode ser um aliado na busca pelo emagrecimento e/ou fortalecimento muscular. Esse é o pilates fitness. No entanto, você sabia que existe uma modalidade na qual ele é utilizado para a reabilitação e prevenção de doenças? Trata-se do pilates terapêutico.

Quem explica é a fisioterapeuta Adaiana Bravo, da Clínica Levittá – ITC Vertebral, de Criciúma. “Ele é destinado a pacientes que apresentam alguma patologia, como hérnia de disco, dores lombares, nervo ciático, escoliose, desvios posturais, mas também pode ser feito por pessoas que desejam prevenir patologias que podem ser adquiridas ao longo dos anos”, destaca.

Inclusive, o pilates terapêutico pode ser praticado por gestantes e pacientes diagnosticados com doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. “Realizamos um programa de exercícios que podem ser aplicados em aparelhos específicos ou em solo. Eles promovem a recuperação ou prevenção da saúde físico-funcional do paciente, ou seja, trabalhamos a reeducação dos movimentos corporais dele”, pontua Adaiana.

Para poder fazer os exercícios, cada pessoa é avaliada previamente, de forma individual. O objetivo é diagnosticar a real necessidade dela e elaborar o melhor programa. Para isso, são avaliadas a postura, flexibilidade, força muscular, sensibilidade e equilíbrio. Um dos diferenciais da Levittá – ITC Vertebral é que, além desta avaliação dentro da clínica, caso haja carência e o paciente deseje, também pode ser realizada uma visita na casa dele ou no ambiente de trabalho.

“Às vezes, a postura em casa ou no trabalho pode estar incorreta. Até mesmo a cama, o travesseiro, a mesa e a cadeira no escritório ou as atividades domésticas podem prejudicar a postura, então são coisas desse tipo que vamos avaliar na visita externa. Assim, passamos orientações mais específicas e aplicamos a correção postural”, afirma a profissional de saúde.




Contraindicações


Existem poucas contraindicações ao pilates terapêutico. De acordo com a fisioterapeuta, as mais relevantes são: pacientes com restrições médicas, inseguros, com lesões expostas ou com dores e/ou lesões mais específicas, o que exige uma análise mais criteriosa antes de liberá-lo para o tratamento.

Sessões e programas

Cada profissional fisioterapeuta da Clínica Levittá – ITC Vertebral trabalha com, no máximo, dois pacientes por sessão de pilates terapêutico, a qual tem duração de 50 minutos à uma hora. O trabalho em grupo não é permitido para poder direcionar melhor o tratamento. Durante as sessões também é trabalhada a respiração individual e é aplicada a técnica de musicoterapia para promover a qualidade do ambiente e dos exercícios.


Fonte: Difusora910

COMPARTILHAR